quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Em 2006 no Teatro Aberto : GALILEU

(Galileo, Galilei)


Data de Estreia: 10 de Maio de 2006
Autor: Bertolt Brecht
Versão: João Lourenço, Vera San Payo de Lemos
Dramaturgia: Vera San Payo de Lemos
Música: Vítor Rua
Cenário: Henrique Cayatte, João Lourenço
Figurinos: Maria GonzagaLuz: João Lourenço, Melim Teixeira
Encenação: João Lourenço


Interpretação: Adérito Lopes; António Cordeiro; Afonso Pimentel; Carla Chambel; Francisco Pestana; Irene Cruz; Joana Martins; Joana Silva; Jorge Gonçalves; Luís Alberto; Rui Luís Brás; Rui Mendes; Rui Melo; Rui Morisson; Sara Janic; Pedro Giestas / Sérgio Silva; Susana Lourenço.


Sinopse: As experiências científicas de Galileu Galilei põem em causa não apenas as noções fundamentais da ciência, mas também a concepção do mundo e da situação do homem no planeta Terra. Perseguido pela inquisição que o pretende queimar por heresia, Galileu debate-se com um conflito entre a vida e a morte não só da sua pessoa, como também da sua ciência e decide continuar a desenvolver os seus estudos, consciente do perigo, mas também do progresso que estes poderiam significar para a humanidade. Por fim, opta por pactuar com os poderosos para astuciosamente poder dar continuidade a estudos que sabia poderem vir um dia a revolucionar a ciência.


Nesta peça central na obra de Bertolt Brecht, escrita entre 1938 e 1956, o dramaturgo alemão escolhe situações paradigmáticas da vida de Galileu Galilei (1564-1642) para problematizar questões que permanecem actuais: as implicações da utilização da ciência e a relação do cientista com a sociedade.

In: Teatro Aberto

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu devia andar ceguinha em 2006 p'ra não ter visto esta peça!!!

Parabéns Rui... (muito embora não a tenha visto!!!! que rica fã aqui tens!!!! ahahaha)